XX Aniversário do Albatroz - maio/2010

Tá perdido? Use a busca do blogue.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Escoteiros na presença de Shakespeare


A caravana reunida

Eu vim depressa, eu não vim de caminhão,
Eu vim a jato neste asfalto e neste chão,
Achei difícil a viagem até aqui,
Mas eu cheguei, mas eu cheguei!”



Foi nesse entusiasmo e atrasados que no dia 08 de dezembro que chagamos ao teatro Ruth Escobar para assistir à peça “Na presença de Shakespeare”, na qual o nosso amigo Nemuel atuou, pois os atores da peça são alunos da Faculdade de Artes de São Paulo Na apresentação foram mostradas cenas de quatro obras de William Shakespeare: a comédia A Megera Domada e as tragédias Otelo, o Mouro de Venez, Romeu e Julieta e Hamelt.
Que emoção: o Nemu com a bota da sênior e a rainha da Dinamarca.
Como chegamos atrasados, não assistimos a cena da A Megera Domada, mas sabemos que para compor seu figurino nessa cena, o Nemuel usou a bota que pegou emprestado do sênior Messala.
Começamos a acompanhar a peça a partir da segunda apresentação, que foi Otelo, o Mouro de Veneza. Ao som de Ne Me Quitte Pas, Nemuel interpretou Otelo, que viveu a raiva e a angústia da traição de sua amada, traição essa que foi forjada, que culminou no assassinato da moça por parte de Otelo. Essa cena foi uma das melhores!
A seguir, para a nossa surpresa, aconteceu uma coisa inusitada. O espetáculo deu uma parada e o diretor mandou uma cesta com papéis que continham frases escolhidas pelos alunos que estavam participando da peça teatral, frases estas que foram retiradas das obras de Shakespeare. O diretor explicou que se tratava de um exercício de improvisação, que consistia na leitura de uma frase sorteada por um ator escolhido pelo diretor e na interpretação dessa frase ou dizer a qual obra essa frase pertencia por outro ator também escolhido pelo diretor. Foi um exercício importante para os alunos e divertido para os espectadores. Nem vou comentar que o Nemuel não sabia de qual obra foi retirada uma frase lida por outro ator...
Depois, continuando o espetáculo, foi encenada uma parte de Romeu e Julieta. Foi representada a cena de quando Julieta e romeu se encontram pela primeira vez, terminando a cena com a frase de Romeu: "Só ri de uma cicatriz quem nunca foi ferido".
Finalizando a peça, uma cena de Hamlet foi apresentada. A cena era do funerário do rei da Dinamarca, mostrando os coveiros e, principalmente, a viúva rainha da Dinamarca, em que a frase “ser ou não ser” é apresentada.

Há algo de podre no reino da Dinamarca!
Depois desse grande espetáculo, tínhamos que comemorar o sucesso da encenação. Por isso, depois da peça, fomos até o Habibs com o Nemuel, que nos contou o que perdemos no começo da peça e outros segredos de bastidores.
Ser ou não ser? Ser, sempre!


Enviado (há muito tempo) por Yuri

Y